República Proclamada

Conhecendo um pouco mais da nossa História!


O fim do Império e início da República, não aconteceu de forma rápida com revolta burguesa ou popular. Pelo contrário ela ocorreu de forma gradual, aproveitando a permanência de estruturas políticas, econômicas e sociais.            

 Vamos ler o que a historiadora Lúcia Maria Pereira das Neves tem a nos informar em relação à Proclamação da República: “Na manhã de 15 de novembro de 1889, Deodoro, frente de um batalhão, marchou para o Ministério da Guerra, retirando do gabinete o representante da Monarquia, pois D.Pedro II estava em Petrópolis se abrigando do forte calor que estava no Rio de Janeiro”. Depois de um longo período de Monarquia ela se encerrava no dia 18 de novembro de 1889 com a família Imperial indo para Europa. Iniciava o governo provisório liderado por Deodoro da Fonseca. O presidente agora passava a ser escolhido por voto através das eleições pelo “povo”.                                                                       

Ué, mas como o voto era da população se analfabetos não podiam votar, menores de 21 anos, mulheres e soldados rasos, ou seja, somente a “elite” votava nesse tempo. A República queria apagar da memória da população à lembrança da Monarquia construindo uma nova Identidade, mas a população tinha forte consideração por D.Pedro II e pela Princesa Isabel principalmente os mais humildes que em sua maioria eram ex escravos, e não aceitavam a República. São criados os símbolos nacionais para que a República fosse aceita mais facilmente pela maioria da população.

Deodoro da Fonseca, primeiro Presidente da República do 
Brasil. Museu da República. Tratamento de Imagem Janda Praia. 

Marechal Deodoro da Fonseca, esta sendo representado através dessa iconografia acima com a faixa presidencial. Observem algumas características importantes nessa representação do Marechal. A barba branca, sinal de experiência necessária para organizar o novo regime político que estava surgindo, a farda, de eventos importantes, simbolizando que o Brasil estava celebrando um novo momento em sua história, todas as medalhas simbolizavam as vitórias ou gratificações que Deodoro da Fonseca havia recebido, o Marechal era um líder vitorioso. Os militares retornam da guerra do Paraguai, mais questionadores em relação à Monarquia, vocês conseguem observar outras características além dessas citadas?