Análise do livro didático

(clique na imagem para ampliar)

DREGUER, Ricardo. Novo História: Conceitos e procedimentos.9°ano. 
São Paulo:Atual,2009.p.64 

Fomos analisar alguns livros didáticos do 8° ano, pois os mesmos trabalham com o tema Inconfidência Mineira no segundo semestre do ano letivo. Observamos que a “História tradicional” (valoriza os heróis) aparece dentre esses livros, quando Tiradentes é retratado como personagem principal recebendo diversas homenagens e o evento ao qual ele esta inserido é deixado de lado. Pedimos que fosse acessado o link aqui embaixo, pois ele confirma a hipótese aqui levantada.
http://www.colegiosagrado.com.br/lereaprender/?p=169

Nós sabemos que os livros didáticos não se constroem separadamente dos eventos ocorridos na sociedade, porém, cada um desses livros didáticos trás visões de mundo diferenciadas na sociedade. Quando fomos trabalhar nosso objetivo de estudos, a construção do Mito de Tiradentes no 9° ano, não localizamos a construção desse Mito no livro didático que começamos a desenvolver a análise. Existem diversos outros elementos para convencimento popular e tentativa de forjar uma Identidade Nacional. Porém, a construção do mito de Tiradentes não aparece, sendo assim nós compreendemos que a Inconfidência Mineira trabalhada exclusivamente no 8° ano, cria raiz para que os alunos sejam induzidos através da assimilação a entender Tiradentes como salvador da pátria herói nacional etc.

Outros elementos são trabalhados nesse contexto como a tentativa de mudança no hino nacional que não foi aceito pela população, a tentativa de modificar a bandeira nacional, que só foi aceita por fazer alusão à casa de Bragança, sendo somente acrescentado o ideal positivista de “Ordem e Progresso”. Isso tudo foi forjado pela República que estava nascendo como regime político. Mas Por que Tiradentes não é representado nos livros de 9° ano como símbolo nacional? Temos aqui uma breve resposta Heróis são idealizados e todo herói de certo modo atende alguma demanda da sociedade. Mediante essa análise interpretamos que a imagem de Tiradentes passou a fazer parte de nossa Identidade Nacional, tanto que não vinculamos Tiradentes ao passado, mas sim ao nosso dia a dia. E isso vem explicitado todo ano quando comemoramos o dia 21 de abril “sacrifício que Tiradentes fez libertar o Brasil de Portugal será mesmo?” Deixamos essa pergunta no ar, para que você responda, mediante aos conteúdos apresentados aqui no blog.