Identidade Nacional


O Que é Identidade Nacional?

Dentre os diversos significados para essa frase optamos por trabalhar com o seguinte: A afirmação da Identidade Nacional tem, dentre suas finalidades, legitimar novas formas de governo, bem como, convencer e tentar trazer para si a população conseguindo a aprovação e apoio de decisões políticas direta ou indiretamente, no modo de vida presente e futuro, e uma das técnicas utilizadas com maior êxito para esse fim, é a “iconografia”; uma espécie de “linguagem visual”, que se utiliza de imagens, com a finalidade de representar o tema desejado. Porém, cabe a população assimilar da melhor maneira possível. Por isso aceitamos até hoje a imagem de Tiradentes como um símbolo que representa nossa Identidade Nacional.

Por isso a Identidade Nacional, não é uma fórmula pronta. É algo que varia de pessoa para pessoa. Se um indivíduo gosta de futebol, a sua Identidade Nacional passa pela seleção de futebol torcendo e comemorando as vitórias chorando pelas derrotas da seleção de seu país. Mas para quem não se sente atraído por esse esporte, à seleção não lhe dará o orgulho nacional, mas se esse mesmo indivíduo gostar de literatura nacional, os escritores do seu país serão parte da sua Identidade Nacional esse indivíduo sentirá orgulho de esta lendo uma obra de um escritor com a mesma nacionalidade que a sua Identidade passara então pelo sentimento de se sentir pertencente aquela pátria. A República precisava forjar uma Identidade Nacional, por isso precisava utilizar um elemento aglutinador para reforçar os ideais positivistas (Criação do Mito do Herói Nacional).

Podemos dizer que a partir do mito da figura de Tiradentes a perspectiva a princípio seria atingir a memória coletiva da população, e sua ideologia iria crescendo (Tiradentes como salvador da pátria herói nacional), ficando armazenado no imaginário da população e sendo transmitida como herança de geração em geração formando uma Identidade Nacional. Até porque “Identidade Nacional não é uma fórmula pronta”.