Espaço Aberto

Caro aluno,



Gostaria de CONVIDÁ-LO a participar do nosso Espaço Aberto.
Este espaço é destinado a discussão sobre o uso da iconografia e sua relação com a produção de conhecimento na História. A idéia é trazer sempre as reflexões de profissionais da área para discutimos temas ligados ao seu dia a dia e a iconografia. Nessa semana trazemos o depoimento de uma professora e de uma estagiária de História as quais perguntamos sobre a importância de se trabalhar com a iconografia nas aulas de história?

Vamos ler o que elas responderam!
Ao final vocês podem começar o debate dizendo se são a favor ou contra as informações que elas estão nos passando. 

1- Maria Lucia da Silva
Licenciada e Bacharel em História, Pós-Graduação em História do Brasil.
Trabalha a 8 anos como professora. Atualmente trabalha no Colégio Gama Filho.
"Compreendo que o uso da iconografia em sala de aula constitui-se num recurso de grande relevância, tendo em vista a possibilidade de análise e contextualização de seu conteúdo, entre tantos outros fatores relacionados a aprendizagem e ao desenvolvimento do senso crítico."


2- Priscilla Babo Scopel de Amorim
Graduanda em Licenciatura e Bacharelado em História.
Atua 3 anos no Colégio Gama Filho como estagiária.
 
"O trabalho com a iconografia, bem como os diversos tipos de documentos históricos, é de suma importância, pois a partir destes podemos trazer o aluno para mais próximo da realidade histórica, estudada através da demonstração de uma parcela de tal passado e que ele geralmente considera desinteressante por referir-se a um tempo distante do vivido por ele. A principal dificuldade encontrada é o enquadramento de atividades pertinentes a essa metodologia de trabalho dentro do cronograma escolar, abarrotado de conteúdos extensos e que precisam, cada vez mais, de resumos e supressões, para de forma mínima ser compreendido pelos alunos. Desta forma, vivemos dentro da instituição escolar uma dualidade constante e presente a um tempo considerável e que se resume na percepção dos professores da necessidade em se trabalhar com as fontes iconográficas e de diversos tipos, mas ao mesmo tempo a impossibilidade em desenvolver um trabalho nesse sentido e com esse viés. A iconografia ainda é consideravelmente, a mais utilizada se pautarmo-nos na apresentação de distintas e inúmeras imagens aos alunos através do livro didático, porém o trabalho com elas para na visualização das mesmas pelos alunos e com no máximo a sinalização destas pelos professores. O que se deve a todas as barreiras e empecilho que a instituição escolar e suas múltiplas demandas cada vez mais infligem ao professor. "

1 comentários:

Thabatta disse...

Caro irmão, primeiro gostaria de parabenizá-lo por essa magnífica ideia de construir um espaço, um blog onde passar a História aos alunos é o principal objetivo. Quanto ao estudo do conteudo atraves das imagens, da iconografia, acho uma ideia mais sensacional ainda, pois utilizar-se da imagem como recurso para que os alunos mentalizem, pois em cada imagem todo um conteudo pode ser passado, alias, detem ate menos tempo do que teria. Bom trabalho, conte sempre comigo.

Postar um comentário